Missão

Oferecer educação de excelência, promovendo a formação integral dos alunos, tendo em vista o exercício da cidadania plena.

Visão

Ser referência regional em educação

Valores

Pilar indispensável para o crescimento e equilíbrio do ser humano. Aliada aos princípios cristãos norteia a nossa crença e valores.

  •  Parceria família e escola

Fundamento primordial para alcançarmos educação com resultados efetivos. Sua concretização é efetivada com o comprometimento e doação incondicional da família ao processo de educação

  • Ética

Embasa as nossas condutas, posturas e iniciativas. Através dela, nos colocamos em sintonia com princípios que conduzem a nossa comunidade.

  • Qualidade

Visamos trazer de forma clara e objetiva a percepção da qualidade ao resultado do nosso trabalho

  • Responsabilidade Social

De forma coletiva e institucional estaremos sempre atentos e comprometidos com os anseios, desafios  e dificuldades da comunidade onde atuamos

  • Comprometimento

Um dos principais pilares para o cumprimento da nossa missão. É uma atitude coletiva que ganha vida com a ação de cada colaborador, pai e aluno.

  • Solidariedade e cooperação

Nossa vida ganha sentido quando nos colocamos a serviço do próximo. Não há felicidade, realização pessoal, nem crescimento social em um mundo onde prevaleça o individualismo e egoísmo

  • Disciplina e Limites

São pré-requisitos para a cidadania. Sua prática extrapola a vida escolar. É um valor indispensável ao convívio familiar, profissional e social

  • Valorização das pessoas

A escola tem sua missão concretizada através da ação de pessoas. Por esta razão, a valorização e reconhecimento as pessoas deve ser a coluna mestra no processo de educação.

  • Responsabilidade

Cada participante do processo educacional deve ter a clara  consciência da importância desse valor. A responsabilidade individual e coletiva é condição necessária e indispensável ao sucesso da nossa missão.

  • Cordialidade

A preocupação, respeito e cordialidade para com o próximo, irradiam o bem estar e percepção de acolhimento. É a iniciativa mais simples para compartilhar preocupação com o próximo.

 

Proposta Pedagógica:

 

A proposta pedagógica da Escola Ana Nery tem como maior objetivo propiciar aos alunos as             oportunidades necessárias  para o seu desenvolvimento intelectual, afetivo e social, considerando os pressupostos metodológicos abaixo:

 01 - Educar com afetividade

Acreditando ser a afetividade a porta de entrada do conhecimento, adotamos a pedagogia afetiva    que proporciona uma educação voltada para o ser humano em suas características de um SER dotado de corpo, espírito, razão e emoção. Desta forma, trabalhamos sempre dosando afetividade X limite para que tenhamos crianças e jovens equilibrados para saber lidar com as dificuldades do dia a dia.

02 - Educar para a cidadania

Um dos objetivos da educação geral é formar cidadãos, isto é, pessoas lúcidas, críticas e responsáveis. Fundamentalmente, esse propósito é buscado na nossa Escola. Tendo consciência que o aluno é um sujeito social, procuramos trabalhar com uma estrutura pedagógica, atual, moderna e alicerçada nos valores humanos (morais e culturais), como: responsabilidade, autonomia, cooperação, comprometimento e solidariedade, desta forma orientando o aluno verdadeiramente para a formação do SER.

03 - Construir o conhecimento

A aprendizagem é um processo interno, pessoal e intransferível, enquanto o ensino, tratando-se de educação formal ou escolar, é a ação diretiva sobre ela. Disso resulta que cada educando constrói o seu conhecimento a partir de suas vivências e experiências cognoscitivas. Ademais, como disse Paulo Freire, “aprender é (re)construir pela descoberta”. Assim como o espaço está em permanente reconstrução, o conhecimento deve estar em contínuo aprofundamento e ampliação, na medida em que novas experiências e descobertas ensejam ao educando – sujeito cognoscente – sucessivas reelaborações intelectuais dos elementos que compõem a sociedade, particularmente sua esfera espacial. Não existe entretanto o conhecimento definitivo; ao contrário, ele deve estar em permanente reelaboração.

04 - Formar valores

A construção e transmissão de valores é uma das preocupações que toda família tem ao educar. Essa tarefa deve ser preocupação de pais e escola. A escola deve ser a parceira da família nessa tarefa indispensável para a construção de uma cidadania plena e saudável. O assunto é sério. Sem transmitir os valores humanos universais, não há como formar cidadãos éticos e preparados para viver em sociedade.