Como escolher a escola para seu filho. Veja dicas dos especialistas.

15/11/2011 18:59

foto
Foto: Arquivo
O incentivo à leitura é um dos principais itens a serem observados no projeto pedagógico

Educar. Taí um trabalho de muita responsabilidade. Nos dias de hoje, os pais têm a ajuda dos livros para se orientarem quanto às posturas corretas a serem tomadas no momento de lidar com seus pimpolhos. Por exemplo, saber colocar limites, é um dos assuntos mais debatidos e abordados na literatura de autoajuda. É importante realmente que a forma de lidar com os filhos, nas suas mais variadas situações e fases, seja bastante discutida. Afinal de contas, estamos falando da formação de um novo indivíduo, que poderá culminar tanto num adulto de má ou boa índole, ou ainda em uma pessoa muito ou pouco feliz.

E, a escola tem papel importante neste sentido, pois ela é coadjuvante dos pais. Portanto, escolher bem onde seu filho vai estudar faz parte das preocupações de início de ano de muitos pais.
Por isso, vamos dar algumas dicas, com auxílio de profissionais da área de educação, para facilitar o processo de busca pela escola ideal para formação do filho. Primeiramente, os educadores ressaltam que os pais devem analisar como criam seus filhos, para só então pensar no que esperam do colégio. O item principal a observar é a disciplina. Como é a relação de autoridade? Qual é o grau de autonomia para a criança tomar decisões? Ela é ouvida em decisões familiares (como onde vão passar o Natal ou a decoração da casa)? A recomendação é que os pais procurem escolas parecidas com o modelo da família.

A segunda avaliação doméstica é da personalidade do filho. Se ele é muito tímido, é melhor colocá-lo em uma escola de turmas pequenas, e que valorize a expressão individual. Salas grandes onde só o professor fala não vão ajudá-lo a se desinibir.

Quanto mais o pai entender o que está procurando, mais chances tem de encontrar. “Inconscientemente, há quem procure compensar perdas na escola”, disse a pedagoga Célia Godoy, coordenadora da pós-graduação em Gestão Pedagógica nas Instituições Educacionais, em recente entrevista à Revista Época. “Mães solteiras que preferem escolas militares para suprir a falta da figura masculina. Pais permissivos que procuram uma escola rígida para domar seu filho. Isso dificilmente dá certo”, alerta.

Segundo Fernando Cotrim, coordenador pedagógico da Editora Saraiva, é fundamental escolher uma escola cujo projeto pedagógico preconize o respeito e a construção do conhecimento em todas as faixas etárias, sem nunca se esquecer da dimensão lúdica. A qualificação dos educadores que compõem a escola e se esses profissionais frequentam cursos de formação continuada no decorrer do ano letivo são outro item de grande valor e dizem respeito não apenas aos professores, mas também a toda equipe administrativa e a de apoio.

O acolhimento da criança no espaço físico escolar também é de extrema importância visto que, dependendo da situação, será neste lugar que ela passará a maior parte da sua rotina diária. Sendo assim, é importante verificar limpeza e higiene da escola, ventilação, luminosidade, espaços da biblioteca e dos laboratórios e se os locais de convivência são seguros – desde a recepção até a área de lazer. Não se esqueça de também averiguar qual é o número de alunos por sala de aula para evitar que seu filho estude em uma classe superlotada e, consequentemente, receba pouca atenção dos professores.

Mais um ponto importante a ser analisado nesse momento de escolha é se o estabelecimento tem regras comportamentais que destaquem os valores humanos e sejam do conhecimento dos alunos e de seus pais. Além disso, vale checar se a escola faz reuniões periódicas de pais e mestres, quais são os critérios utilizados para as avaliações e como o acompanhamento do desenvolvimento escolar do seu filho pode ser feito. E, para finalizar, é sempre bom conferir se o colégio incentiva e estimula as crianças a lerem e a fazerem uso de diversas linguagens (música, escrita, teatro, vídeo etc.) e sua aplicação tecnológica.
Cotrim reforça que é de extrema importância a participação dos pais na escola, em um trabalho conjunto de construção da cidadania e da ética, visando à formação do sujeito social. “Assim, teremos a certeza de que mundo estamos oferecendo e deixando aos nossos filhos”.

Em resumo, os pedagogos lembram que é importante que os pais procurem se informar sobre o projeto pedagógico da escola em que pretendem matricular o filho. Por isso, é necessário ficar atenta à escola que você escolheu, ao horário que seu filho dedica ao estudo e acompanhar, principalmente, o desempenho da criança durante todo o ano letivo para evitar correria e estresses no fim do ano.

Outras dicas:


Segurança
A recepcionista ou porteiro devem conhecer a criança e o rosto do responsável por buscá-la. É importante observar como funciona a portaria na entrada e saída dos alunos. 

Método
Pergunte qual é o projeto pedagógico da escola, qual é o sistema adotado e a sua relação com atividades e material didático.

Formação
Se tiver dúvida quanto ao método científico peça para ver cadernos, trabalhos, etc. Algumas escolas ganham pontos ao oferecer aulas diferentes da grade horária como educação ambiental, ética, religião, etc.

Espaço
A escola deve ter espaço específicos divididos por idade. Exemplo: crianças da educação infantil não devem passar o intervalo com a turma do fundamental. Assim como o fundamental não pode se misturar com ensino médio. Peça ao coordenador pedagógico para observar um dia de recreio.

Estrutura
Quadras, playgrounds, salas de vídeo  são grandes atrativos. Mas, acima de tudo observe se carteiras, brinquedos, lousas e banheiros são adaptados ao tamanho da criança.  Biblioteca é essencial, mas de nada adianta ela estar abarrotada de livros se os alunos não forem estimulados à leitura.

Vigilância
Câmeras nas salas de ensino fundamental e médio podem prejudicar o andamento das aulas, por inibir professor e aluno. Porém, elas se tornam aliadas dos pais e professores do berçário, maternal e educação infantil, quando utilizadas em apoio a segurança coletiva de discentes e doscentes.

Respeito às diferenças
Cada aluno tem seu desenvolvimento específico. Há quem tenha mais facilidade com matemática e outro com português. Observe como a escola trabalha com as diferenças. Se acolhe alunos especiais. Se oferece aula de reforço no contraturno.

Pronto socorro
A escola deve estar preparada para atender a pequenas emergências e encaminhar problemas mais graves. Portanto, deve manter ficha médica atualizada de cada aluno.

Qualificação
Pergunte sobre a qualificação dos professores, coordenadores e diretores. Também observe se a escola se destacou em algum prêmio, reconhecimento social ou institucional por excelência em ensino. 

Projetos

Verifique se a instituição incentiva inicitaivas e projetos que valorizem a comunidade onde está inserida. Observe  se escola valoriza a partcipação de alunos e profesosres nos projetos que incentivem a solidariedade  e cidadania. 

Fonte: Jornal Correio do Estado - SP