O que fazer quando seu filho chora para ir à escola

16/02/2012 21:47

 

O que fazer quando seu filho chora para ir à escola

2012-02-16 21:31

 

O que fazer quando seu filho chora para ir à escola

   
O que fazer quando seu filho chora para ir à escola

A cena costumeira de inicio de ano nas escolas de crianças pequenas é aquela multidão de pais e mães a disposição de seus pequenos que não param de chorar ao saber que terão que ficar ali sozinhos, sem o apoio dos pais. Essa fase de adaptação é mesmo terrível, pois eles estão acostumados com a companhia dos pais sempre ali para o que eles precisarem, e se ver naquele lugar com um monte de pessoas desconhecidas, sem a proteção de seus pais, parece mesmo assustador. Mas, aos poucos a criança vai se adaptando ao ambiente, conhecendo novos amiguinhos e no fim acabam até gostando da idéia. O problema é quando passa esse período de adaptação e a criança não quer ir de jeito nenhum a escola, chega à entrada e a criança apronta um berreiro só. Aí dá aquele aperto no coração e você não sabe se tenta trocar de escola para ver o problema se resolve ou se deixa ela lá mesmo chorando e até pensa em trazer o filhote de volta para a barra da sua saia. É mesmo difícil essa situação, mas você tem que saber que seu filho precisa iniciar uma nova etapa em sua vida e se você começar a dar muito valor a seu medo, ele mais tarde não saberá enfrentar nenhum problema e fugirá de tudo e de todos. Ficar mudando-o de colégio ou até chorar junto com a criança, que é o que muitos pais fazem na hora da angustia não vai adiantar nada, veja o que você pode fazer para ajudar o seu filho.
Não exagerar nas recomendações e também nas perguntas.
Não oferecer prêmios se a criança prometer não chorar.
Procure conversar com os profissionais da escola para tentar observar a criança e assim acabar de ajudando.
Não antecipar problemas pelos quais a criança ainda não vivenciou.
Seja pontual no horário de entrada, para assim evitar constrangimentos e também na hora da saída, para que assim seu filho não se sinta abandonado.
E por último, deixe para fazer mudanças na rotina da criança em outro momento, exemplo tirar a mamadeira ou chupeta. Pois, ela já está passando por uma mudança radical, deixe para fazer uma coisa de cada vez.
Garanto que com essas dicas você vai conseguir fazer seu filho ir à escola numa boa, sem precisar deixá-lo chorando e ir para o trabalho com o coração partido.



Leia mais: https://www.queroananery.com/news/o%20que%20fazer%20quando%20seu%20filho%20chora%20para%20ir%20%c3%a0%20escola/