Vestibular e concursos: não deixe o stress atrapalhar os estudos

18/12/2011 15:39

 

Você já esteve prestes a abandonar a rotina de estudos, quando faltavam poucas semanas para uma prova importante?

Depois de algum tempo de estudo regular e motivado, e algumas semanas antes da prova, o stress começa a atacar o candidato, e às vezes acaba levando a efeitos negativos, como a suspensão do estudo diário.

 

 

Estudar em excesso pode não dar os melhores resultados (o melhor é estudar *bem*, e não necessariamente estudar *muito*), mas suspender um plano de estudos previamente traçado pode ser ainda pior para o seu resultado. Vale muito mais a pena criar um plano de estudos adequado a você e ao seu objetivo, e eventualmente ajustá-lo conforme a situação for progredindo.

O site G1 recentemente publicou um artigo sobre a “setembrite”, situação que afeta especificamente os vestibulandos, usualmente em setembro, quando os vestibulares das universidades federais se aproximam – especialmente nos casos em que o candidato é jovem e não tem certeza sobre a escolha que fez, ou quando ele se inscreveu em diversos concursos e não elegeu um deles como o seu principal alvo – e assim acaba tentando dar o máximo de si em várias direções diferentes.

E o G1 dá conselhos baseados no bom senso, mas razoavelmente sólidos:

O melhor é não se desesperar. Não adianta tomar atitudes do tipo estudar 18 horas por dia para rever (ou para ver pela primeira vez) toda a matéria. O que vão conseguir é uma bela estafa e um resultado muito ruim no vestibular. Até porque, ao se impor algo impossível, o estudante vai se angustiar mais e acaba não conseguindo estudar nada. O tempo que poderia aproveitar ficará perdido.

Para aqueles que se prepararam minimamente, é importante confiar no que estudaram. O melhor é dirigir esforços para as partes das matérias que tiveram mais dificuldades e vale a pena tirar dúvidas com professor ou colega. Não adianta chover no molhado e estudar coisas já conhecidas.

Na minha opinião (e já passei, com sucesso, pela minha parcela de provas e concursos públicos), é muito importante definir uma carga horária diária que permita ver toda a matéria sem sobrecarregar o estudante, e cumpri-la sem abrir exceções. Para isso, é essencial começar a estudar bem cedo, ou então resignar-se a selecionar bem (e de forma excludente) a matéria a ser estudada.

O stress é natural, mas deixar que ele o domine só atrapalha. Conheci várias pessoas aprovadas em uma série de concursos dos quais participaram, e há ao menos um ponto em comum entre elas: nenhuma permitiu que a seriedade com que se dedicavam a estudar se transformasse em neurose ou em alguma atitude que atrapalhasse a retenção de conhecimento ou a sua capacidade de responder bem, e com calma, às provas.

Ao mesmo tempo, pausas semanais e algum lazer diário também fazem maravilhas pela capacidade de absorver e reter conteúdo. Não adianta viver 24h por dia, 7 dias por semana, em função da prova: assim você só gasta (e mal) o seu tempo. Estude com efetividade, e você aproveitará mais.

Fonte: https://www.efetividade.net